terça-feira, 24 de março de 2009

A Demanda do Santo Graal

PRINCIPAIS PERSONAGENS
Rei Arthur - filho de Uther Pendragon e Igerne.
Lancelot – filho de rei Bam e Helena; amante de Genevra, mulher de Rei Arthur; melhor cavaleiro, depois de seu filho Galaaz.
Galaaz – filho de Lancelot que, o concebeu com a filha do rei Peles, pensando estar com Genevra.
Boorz e Leonel – filhos de rei Boorz e primos de Lancelot .
Merlim – mago que conhece o passado e pode prever o futuro; recebeu de Uther Pendragon a Arthur como moeda de troca para encantar Igerne para tê-la em seus braços enquanto duque de Tintagel sucumbia na guerra; é apaixonado por Vivianne, a fada.
Morganna – a fada; meio-irmã de Arthur; discípula de Merlim.
Genevra – mulher adúltera de Rei Arthur. Quando estava para morrer e soube que Lancelot ainda vivia, mandou sua donzela arrancar seu coração, por num elmo – presente de seu amado -, e entregá-lo a Lancelot, o homem a quem mais amou.
Morderette – filho-sobrinho incestuoso de Rei Arthur e Morganna, sua meio-irmã; teve o privilégio de matar e ser morto por rei Arthur, seu pai, na sangrenta batalha final; a saber, a batalha de Salaber.

Gilfrete - jogou a espada de Excalibur no lago, a mando de rei Arthur; o último a vê-lo vivo e também morto.

Síntese
Essa lenda arturiana, que é uma novela de cavalaria, conta as aventuras e desventuras dos 150 cavaleiros da Távola Redonda – número que nunca foi exato -, que partem em busca do Santo Graal, taça que segundo a estória, José de Arimatéia colheu as últimas gotas do sangue de Jesus Cristo na sua crucificação.
Diz a lenda, que, o Santo Graal aparecia no centro da távola onde estavam reunidos os cavaleiros juntamente com rei Arthur, e emitia raios abençoando e protegendo-os em suas investidas bélicas.
As personagens supracitadas são as mais importantes nesse enredo tecido por justas, amores inatingíveis, adultério, alegorias e seres mitológicos, como a besta ladradora. Há ainda, outras personagens que merecem ser lembradas, tais como: Persival, Galvão, Heitor, irmão de Lancelot, Tristão, Isolda, Rei Mars. Esse último ao saber que Lancelot – o único cavaleiro a quem temia – morrera, tratou de invadir Camelot e quantos mais reinos podia até ser morto por Paulas - um cavaleiro da Távola Redonda -, que o derrotou quando esse tenvava contra a vida de Boorz, rei de Gaunes.
Depois de morto, Arthur é levado por Morganna, numa barca, para a ilha de Avalon e, jamais alguém vira seu corpo novamente. Há outras obras que dizem respeito a esta – que é contada em fragmentos, ora em verso, ora em prosa -, tais como: Estória do Santo Graal; Merlim; O Livro de Lancelot do Lago; As Aventuras ou A Demanda do Santo Graal e a Morte do Rei Arthur. Uma cópia da segunda prosificação de "A Demanda" denominada "Vulgata" ou "Post-Vulgata", pode ser encontrada na Biblioteca Nacional de Viena, datada do século XV em pergaminho e em excelente estado. (AA)

MEGALE, Heitor (tradução). "A Demanda do Santo Graal". 3 ed. São Paulo, 2003. Ateliê Editorial.

Um comentário:

Adilson de Almeida. disse...

Essa postagem tem como finalidade esclarecer ao leitor, a importância de cada personagem, para facilitar a sua leitura.

Seguidores