sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Livreiro de Cabul

O Livreiro de Cabul é um documentário-diário contado em forma de ficção literária, mas com relatos verdadeiros sobre uma família afegã publicado pela jornalista noruguesa Asne Seierstad, que conviveu por três meses na casa de Khan - patriarca e líder absoluto na família, como reza a cultura do país -, que assentiu a novidade desde que ela observasse os costumes e regras de seu país e se passasse como alheia aos mais variados modos e absurdos que se passam num clã afegão, principalmente concernente às mulheres. Best seller já vendido para mais de 30 países, culminou na investida viagem de Khan - cujo verdadeiro nome é Shah Mohammad Rais -, à Noruega de Seierstad para processá-la sobre os relatos contidos no livro; mas que se contentou em escrever o livro - " Eu Sou o Livreiro de Cabul " -, com um editor norueguês replicando a obra primórdia. (AA)

SEIERSTAD, Asne. "O Livreiro de Cabul." trad. de Grete Shevik. 15 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Twin Peaks - Quem Matou Laura Palmer?

Este é um romance policial cheio de intrigas, mentiras e desejos ardentes que rodeiam a bela Laura Palmer. Uma menina linda que vive na pacata cidade de Twin Peaks e é encontrada morta à beira de um lago ao brotar da vida. Muitos são os suspeitos neste romance já que ela relatar tudo o que acontecia em seu famoso 'diário secreto.' O livro que virou filme e até seriados de TV, não explicitou o assino nmo final do enredo mantendo assim o título do mesmo. Quem sabe algum dia este seja revelado; mas talvez seja melhor assim para manter o suspense e explorar a imaginação do leitor. (AA)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dom Casmurro

Uma da últimas fotos de Machado de Assis Uma das últimas obras de Machado de Assis publicada em 1899, que trata dos amores e dúvidas dos corações adolescentes - de Bentinho e Capitu -, mas que parece impossível, pois a mãe deste que teve problemas ao trazê-lo a este mundo prometeu a Deus que este seria padre e que o mandaria para o seminário logo na adolescência - que o fez estavam no auge de uma tácita paixão -, mesmo contra sua vontade. Há ainda outras personagens importantes na trama, tais como Prima Justina, Pádua, o pai de Capitu e Escobar um seminarista e único amigo de Bento Santiago a quem este lhe confere o título de traidor por achar que o filho que Capitu lhe deu anos mais tarde é fruto de um adultério de sua amada, deixando a trama assim com um ar de triângulo amoroso culminando num final trágico o que era pra ser uma linda história de amor. Esta é uma clássica obra escrita logo após a abolição a escravatura no Brasil e rica no vocabulário, que é uma peculiaridade de Machado de Assis, por isso é recomendável lê-la com um dicionário ao lado. (AA)

sábado, 24 de janeiro de 2009

O Caçador de Pipas


Este é um livro daqueles que você jamais esquecerá. Simplesmente envolvente, dramático e com certeza te fará refletir profundadamente sobre as palavras medo, fraqueza, amizade, mentira, traição e principalmente lealdade; já em seus primeiros capítulos você estará totalmente envolvido e verá que será impossível não se emocionar com este belo romance que começa num Afeganistão monárquico e se estende até os últimos dias do desumano comando Talibã. Vale a pena conferir! (AA)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A Menina Que Roubava Livros

“Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler”

Esse livro é ótimo. Primeira obra do jovem escritor australiano Markus Zusak que, com destreza prende os olhos do leitor às páginas nevadas da gélida Alemanha hitlerista e destrincha este belo romance narrado pela própria Morte que naqueles fúnebres anos teve tanto trabalho, mas separou 'um tempinho' para contar a história da "roubadora de livros" - uma singela criança ao léu em plena segunda Guerra Mundial - o que chamou a atenção de Dona Morte. Esse eu recomendo, é lindo e emocionante! (AA)

Seguidores